Você está em / Água

Sistema de abastecimento de água

 A ETA – Estação de Tratamento de Água possui capacidade operacional para tratar 55  l/s e está localizada na comunidade de Bom Retiro Baixo.

Captação da água

O SAMAE capta água de cinco mananciais superficiais: Dois em Bom Retiro, dois em Bom Retiro Baixo e um no Rio Pinheiros. Os mananciais de captação enquadram-se  na Classe 2 de acordo com a Resolução CONAMA 357/2005 e também estão com outorga de uso.
Até chegar a Estação de Tratamento a água percorre um caminho de mais de 8.000 metros, que chamamos de rede adutora. Dos mananciais do Bom Retiro e Bom Retiro Baixo a água chega por gravidade à estação de tratamento.  A água proveniente do manancial do Rio Pinheiros é bombeada para a Estação de Tratamento de Água por dois sistemas de recalque.

Captação - Rio Bom Retiro
Captação - Rio Pinheiros

Na chegada, a água passa por um medidor de vazão, e após por uma calha onde é adicionado produto coagulante  para que haja a floculação da água.

O sistema de tratamento de água consiste no tratamento completo que tem as seguintes etapas abaixo:

Floculação e Decantação

Neste processo a água faz um vai e vem passando pelos floculadores e forma   flocos  (material  orgânico) maiores, mais densos e pesados.
Após a passagem pelos floculadores a água passa lentamente pelos decantadores, para que os flocos se depositem  no fundo dos tanques.

Filtros:

A filtração é o processo de retenção física de partículas e microorganismos, que não foram removidos nos processos anteriores, e tem como objetivo obter água livre  de turbidez, atendendo  ao parâmetros exigidos pela legislação

Tratamento:

Após a filtragem a água recebe  soluções de hipoclorito de sódio (desinfecção), cal hidratada (correção do pH) e flúor para prevenção da cárie dentária.  
A água passa pelo tanque de mistura, onde são adicionadas estas soluções preparadas nas caixas por meio de dosadores.
Os filtros são formados por várias camadas, chamado de leito filtrante com carvão ativado, areia, pedrisco e brita.

Reservação e distribuição:

Depois de todo o processo de tratamento a água vai para os reservatórios. A capacidade de  reservação atual  é de  2.250.000 litros de água. Os reservatórios garantem maior efetividade na distribuição de água tratada, possibilitando que algumas manutenções, obras e paradas técnicas não afetem o abastecimento à população.
A  rede de distribuição possui mais de 50 quilômetros de extensão. São mais de 3.200 unidades consumidoras ligadas a rede pública de abastecimento de água, o que representa um percentual de cobertura de 100% da população urbana, sendo 100% medido.
O SAMAE também possui um laboratório onde realiza as análises físico-químicas e bacteriológicas de água, além de encaminhar quinzenalmente ao Laboratório do Cisam-Sul coletas de água para análise, conforme as  recomendações  da  Ministério da Saúde.

Sistema de Tratamento do Lodo e reaproveitamento da água de serviço da ETA:

Sistema de Tratamento do Lodo e reaproveitamento da água de serviço da ETA
Com  um moderno sistema de tratamento de lodo gerado na ETA e do reaproveitamento da água de serviço (água utilizada na limpeza dos filtros e decantadores), através de um equipamento denominado prensa-parafuso que faz a desidratação do lodo, para posterior envio ao aterro sanitário e reuso da água resultante do processo.

Sistema de telemetria:

Toda a distribuição de água tratada é monitorada através do sistema de telemetria, o qual compõe o sistema de comunicação das estações remotas (instaladas na ETA, reservatórios, estações de bombeamento e nos macromedidores) transmitindo informações em tempo real, possibilitando o a verificação e acompanhamento de todo o sistema.
São monitoradas as vazões e  condições operacionais das estações de recalque de água bruta e tratada (horas de funcionamento de bombas, volume recalcado), níveis dos reservatórios e  vazão da água tratada e distribuída.

Programa de Redução de Perdas

O plano de redução de perdas de água procura estabelecer de forma sucinta, e objetiva, formas de reduzir as perdas do sistema de abastecimento de água.
Tendo como meta, a redução gradativa do índice de perdas reais e aparentes a um nível aceitável, sendo que, considera-se, aceitável um percentual que não comprometa financeiramente e socialmente a autarquia. Os índices de perdas devem ser monitorados mensalmente e anualmente, para poder comprovar a eficácia das ações tomadas. Um percentual aceitável de perdas que será considerado pelo SAMAE deve ficar abaixo de 20%.


Nossa estação de tratamento da água

ETA de Bom Retiro Baixo
Localização:
Estrada Geral Bom Retiro Baixo,sn - Bom Retiro Baixo - São Ludgero - SC
55 L/S
12.000 habitantes
Cidade de São Ludgero
Convencional