Você está em / Notícias e eventos
Aconteceu em Orleans nesta quarta-feira dia 27 uma assembleia administrativa do Consórcio Intermunicipal dos Serviços Municipais de Saneamento Ambiental da Região do Sul do Estado de Santa Catarina – CISAM– Sul, no bairro Nova Orleans, em Orleans. Estiveram presentes 10  dos 17 municípios consorciados, que discutiu sobre a apresentação do parecer do Conselho Fiscal sobre prestação de contas dos exercícios de 2014 e 2015 para homologação pela assembleia; A discussão e a aprovação das resoluções normativas, que tratam do controle da qualidade da água, da ouvidoria e do reajuste das tarifas de água e esgoto das autarquias; A definição das atividades do laboratório móvel; A apresentação do guia de coleta de água elaborado pelo Cisam; O demonstrativo das atividades desenvolvidas pelo consórcio e propostas dos planos de ações para 2016; A aprovação da reposição salarial e inflação para os servidores do Cisam-Sul;
Na oportunidade também aconteceu a eleição da Crefisba- Conselho de Regulação e Fiscalização do Saneamento Básico, formada pela Diretoria executiva e mais três técnicos do quadro efetivo do Consorcio. Foram eleitos Cristina Moreira Lalau – Presidente, Pamela Mattei Brighente – Ouvidora , Marcela Ferraz Dickow,  e ainda  Marco Antônio Bertoncini Cascaes, Antônio I. Willemann E Jackson Buss.
Entre os presentes o prefeito de Orleans e presidente do Cisam-Sul, Marco Antônio Bertoncini Cascaes; diretor do Samae de Orelans e diretor administrativo do Cisam-Sul, Antonio Willemann,o superintendente da Fundação Nacional da Saúde – Funasa em Santa Catarina, Adenor Piovesan; o reitor do Unibave, Elcio Willemann; o Celso de Bona, da Gordinho da Pedra, empresa responsável pela obra do laboratório; o diretor do Samae de São Ludgero e diretor técnico do Cisam-Sul, Jackson Buss;  e demais autoridades e funcionários do Samae e do Cisam-Sul.
O superintendente da Funasa , Adenor Piovesan, pontuou  sobre a importância dessa iniciativa, afirmando que o  laboratório é uma obra  de referência na região. É resultado de uma junção de esforços para que um projeto dessa dimensão não caísse no esquecimento, Agora estamos caminhando para conclusão” ressaltou ele , comentando que  irá a capital federal agilizar a liberação do pagamento do consorcio , para que esta possa ser concluída o mais rápido possível”
O diretor do Samae de Orleans e diretor administrativo do Cisam-Sul, salientou que diversas conquistas para os municípios envolvidos só serão possíveis graças ao consórcio.. “Queremos nos tornar uma referência nacional. Depois de o laboratório pronto, com os equipamentos modernos instalados, isso poderá se tornar realidade com a união dos municípios ” frisou.
Fazem parte do consorcio os municípios de Anitápolis, Araranguá, Cocal do Sul, Grão Pará, Içara, Imaruí, Jacinto Machado, Jaguaruna, Morro Grande, Orleans, Pedras Grandes, Sangão, Santa Rosa do Sul, São Ludgero, Timbé do Sul, Urussanga e Treviso.
Os participantes também visitaram as  instalações da obra.