Você está em / Notícias e eventos
Com o objetivo de não desperdiçar a água que saía da Estação de Tratamento de Água (ETA) misturada ao lodo e também contribuir com a Bacia Hidrográfica e o Meio Ambiente, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) de São Ludgero investiu R$ 600 mil e implantou um moderno sistema de tratamento que oportuniza o reuso da água utilizada nos serviços da estação.
O sistema que já está funcionando, oportuniza que os 1,2 milhões de litros de água que eram desperdiçados mensalmente, oriundos da utilização nos tanques de tratamento, sejam utilizados normalmente na distribuição das 3.226 unidades consumidoras. Parece pouco, mas não é. O desperdício hoje aproveitado pelo Samae representa o abastecimento de 12 horas da cidade que consome em média 2,4 milhões de litros diariamente. Com o reaproveitamento de 100% da água captada, atualmente, a Autarquia Municipal, se posiciona como uma das mais eficientes e ecologicamente corretas distribuidoras de água de Santa Catarina e do Brasil.
Em relação ao lodo gerado, o mesmo é destinado corretamente a um aterro sanitário pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae). Para o Diretor Geral do Samae, Jackson Buss, o investimento demonstra a responsabilidade não só com a distribuição de água com qualidade e sim a preocupação com o Meio Ambiente. “Estamos fazendo a nossa parte e a decisão de implantar o sistema foi após muita pesquisa, busca de informações e visitações até obtermos segurança plena em relação ao modelo a ser implantado”, esclarece. O prefeito Volnei Weber não esconde a alegria em relação ao sistema implantado. "É o município de São Ludgero mais uma vez pensando no futuro das gerações e mostrando na prática que tem responsabilidade ambiental", enfatiza.
Crédito de Fotos: Bertoldo Kirchner Weber/Assessor de Comunicação Município de São Ludgero