Você está em / Notícias e eventos
O Presidente da Câmara Municipal de São Ludgero, Jairo Luiz Borges, teve a iniciativa de expressar uma manifestação de congratulações ao SAMAE de São Ludgero, através de seu diretor Jackson Buss, pelos 20 anos de trabalho efetivo na implantação do sistema de esgoto sanitário no Município.
Fez isto, através de uma Moção de Aplauso, que foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária da última segunda-feira, 20 de junho de 2016.
Para justificar a Moção de Aplauso, o vereador ressaltou que tal procedimento iniciado no ano de 1995, tem apresentado até hoje, relevantes resultados em favor da saúde pública, bem como tem colocado o município de São Ludgero entre as principais cidades do país em saneamento básico, demonstrando uma responsabilidade social digna de elogios.
“Causa-nos orgulho em fazer parte de uma comunidade onde a preocupação pela manutenção da coleta e tratamento do esgoto da cidade é constante, e também onde existe a luta diária desta autarquia municipal, bem como de outras entidades governamentais, através da implantação de fossas sépticas nas propriedades rurais, em manter as nascentes dos córregos intocáveis e sem contato com dejetos que possam polui-las, e assim possamos ter a garantia de fornecimento de água límpida e cristalina por muitos anos. A Moção de Aplauso é para o Samae, mas a nossa gratidão se estende a todos que se engajaram nesses 20 anos.” Expressou Borges.
Jackson Buss, diretor do Samae, diz que o desejo de realizar 100 % de esgoto tratado em São Ludgero começou há vinte anos, desde a implantação da primeira lagoa de decantação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), em parceria com a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde). Disse que na época já se almejava e sabia que o município alcançaria este objetivo.
“Fico orgulhoso de ver o projeto de saneamento básico de São Ludgero ser exemplo para outros municípios, e também por saber que fiz parte desta conquista. Agradeço aos colaboradores e todos os gestores municipais que estiveram junto com o Samae em todos esses anos.” Relatou o diretor Jackson Buss.
Vale ressaltar que referente a instalação do kit de fossa séptica para tratamento individual do esgoto residencial no interior, o SAMAE fornece a mão de obra e a Vigilância Sanitária as fossas. A execução ocorre com supervisão da Secretaria de Agricultura, Secretaria de Obras, Secretaria de Saúde e Epagri, que têm papel fundamental.
As famílias rurais recebem gratuitamente a implantação do sistema e contribuem com a mão de obra durante a instalação.
inauguracao 1a lagoa 1995
Colaboração: Fernando Sombrio / Assessor de Comunicação / CMSL